Sala da Casa
Decoração, Design, Arquitetura e Dicas para o estilo morar!

Painel para Tv – dicas preciosas para acertar na escolha e deixar sua sala funcional e moderna

Toda mudança que é feita na decoração de um ambiente reflete direta e indiretamente na percepção que as pessoas têm sobre ele, seja no aspecto visual ou no aspecto físico. Uma das opções de mudanças mais populares é a substituição dos armários e racks por um painel para TV.

Desenvolvido como uma alternativa para as estantes grandes, espaçosas, pesadas e repletas de portas e nichos, o painel de TV para sala trouxe uma proposta baseada no aproveitamento de espaço, elemento cada vez mais valorizado em casas e apartamentos. Ao ser incorporado na rotina das famílias, esse móvel acabou trazendo consigo uma nova forma de valorizar um ambiente interno, personalizando-o ao gosto dos seus ocupantes.

Fique atento ao tipo de material

Do que adianta comprar aquele painel para TV que você achou lindo e na hora de instalá-lo notar uma série de imperfeições na sua superfície? Em alguns casos, isso pode ser considerado um defeito de fabricação; com um pouco de pesquisa sobre os melhores materiais para painel de parede para TV poderia ajudar a evitar uma dor de cabeça desnecessária.

Também conhecido como Medium Density Fiberboard ou placa de fibra de média densidade, em tradução para o português, o MDF é formado por uma série de chapas de madeira que são coladas com resina e fixadas com o auxílio de uma prensa submetida a altas temperaturas. Ele é excelente para a fabricação de móveis modernos, com linhas e contornos que fogem do comum.

Já o MDP (Medium Density Particleboard) segue uma fabricação um pouco diferente. Neste caso, ele é criado a partir da aglutinação de partículas de madeira unidas com o auxílio de resinas específicas, alta temperatura e pressão.

Por ser formado por três camadas (uma mais grossa no centro e duas mais finas em ambas as superfícies) essa variação de madeira garante mais resistência e facilidade de instalação quando faz parte de um painel para TV.

O tamanho e peso importam

Antes de comprar o seu primeiro painel para TV de parede é importante considerar o tamanho do aparelho de televisão para que ambos não criem um desequilíbrio estético na sala de estar.

Com o auxílio de uma fita métrica, meça as dimensões da sua TV e compare com o painel desejado. O ideal é que ele seja sempre alguns centímetros maior do que o eletroeletrônico e não ultrapasse a capacidade suportada. Muitas lojas de móveis costumam informar no nome e também na descrição do painel de sala para TV suas medidas e peso aproximados. 

Para salas pequenas, apostar no painel suspenso garante que você não comprometa o espaço disponível no ambiente, pois ele encaixa perfeitamente em conjunto com um rack existente e pode ser instalado mais próximo da parede, facilitando a movimentação dos moradores e visitantes.

No caso de cômodos maiores, eles podem ser preenchidos com um painel grande que serve para destacar uma determinada área destes ambientes, diferenciando-a das demais da casa.

Painel para Tv - dicas preciosas para acertar na escolha e deixar sua sala funcional e moderna%

Atenção com a escolha das cores e o estilo do ambiente

Como estamos falando de decoração, ignorar as cores do painel para TV seria cometer um pecado terrível, descaracterizando completamente qualquer ambiente, seja ele pequeno ou grande.

Neste caso, é importante prestar atenção nos tons que prevalecem na sala de estar. Se o estilo rústico estiver mais em evidência, um painel com pedras ou feito de madeira de eucalipto reflorestada é uma excelente pedida. Como costuma lembrar bastante o campo, a escolha do painel para TV rústico ajuda na harmonização do ambiente.

Painel para Tv - dicas preciosas para acertar na escolha e deixar sua sala funcional e moderna%

Há ainda os ambientes modernos, marcados pela presença de móveis personalizados e criativos. Para este caso, as cores do painel de parede para TV devem ser as principais protagonistas do móvel. Tons fortes como amarelo, violeta, verde e vermelho criam um contraste interessante quando mesclados com cores mais neutras  como preto, branco e cinza.

Painel para Tv - dicas preciosas para acertar na escolha e deixar sua sala funcional e moderna%

Agora que você já sabe como escolher o painel de TV para transformá-lo no principal protagonista da sua sala de estar decorada, aproveite navegar pelo blog e continuar acompanhando tudo sobre decoração de interiores e outros assuntos. Contamos com a sua presença!

imagens : Pinterest, Mpozenato

você pode gostar também
Comentários