Skip to content

Mesa de Cabeceira Criativa: 8 dicas e inspirações criativas

06/05/2024

Mesa de cabeceira, esse móvel se tornou algo indispensável no quarto, serve como apoio, porta objetos, etc… é dificll imaginar não ter uma para auxiliar, e se você também não abre mão desse item,  ou ainda não tem por alguma razão, vai se convencer que é muito necessário.

mesa de cabeceira feita de caixote de feira

Com essas 8 destas dicas e ideias criativas para este elemtento tão funcional na decoração dos quartos, você verá que esse item além der ser super útil pode ser aproveitado nos mais diversos materiais e formatos.

Veja também:

Como reapaginar a casa com técnica do fast Decor

Indice de conteúdo

Mesa de Cabeceira Essencial

Inspire-se:

1- Mesa de cabeceira feito de gavetas

Se você não abre mão de tentar reaproveitar ao máximo, tudo que tem potencial para se transformado em um novo uso, você vai curtir saber que aquelas gavetas que sobraram de algum outro móvel poder virar essas maravilhas

gavetas recicladas como mesa de cabeceira
Imagem/Reprodução: Pinterest

2- Nichos

Nichos são uma boa opção para quem quer algo mais maleável, são aquelas caixas vazadas que podem ser encontradas separadas, ou como estante, você pode usar esses nichos soltos, presos na parede, ou se preferir e claro na função como mesa de cabeceira.

nichos como mesa de cabeceira criativa

Imagem/Reprodução: Pinterest

3- Prateleira

Caso sua intenção seja organizar ao máximo possível seus itens, talvez usar prateleiras seja a opção mais indicada, mas tome cuidado para não poluir muito, tente usar prateleiras de extensões menores pois, o espaço ao lado da cama geralmente é reduzido e a ideia não é abarrotar de coisas.

prateleiras como cabeceira no quarto
Imagem/Reprodução Better Homes

4- Cestos

Outra alternativa para usar como mesa de cabeceira são cestos, eles podem ser usados como dupla função armazenar objetos e a base como apoio e suporte para coisas, caso possua um cesto bonito de material resistente e estável vale usar, olha esses exemplos:

cestos como mesa de cabeceira

5-  Malas Antigas

Tem malas sobrando? Ou  aquelas mais antigas de heranças da vó, mãe, tia, e não usa mais, e elas tem um design legal, estilo vintage, retrô, é até um pecado deixar essas maravilhas escondidas, eis a solução…..

malas antigas como mesa de cabeceria

6- Escadas

E olha que interessante aquelas mini escadinhas podem virar mesas de cabeceiras, bem interessante com as bases em alturas diferentes e que podem acomodar muitas coisas…

escadas como mesa de cabeceira

 7- Banquinhos, Cadeiras, Mesinhas

Banquinhos, cadeiras e mesinhas podem ser usados como mesas de cabeceira alternativas, desde que sejam apropriados para o espaço e ofereçam a funcionalidade que você precisa.

Essas opções são as mais práticas, e que podem ao primeiro momento parecerem paliativas mas cumprem bem a função e dependo do design das peças podem permanecer por tempo indeterminado no ambiente.

Ideias criativas como mesa de cabeceira

8-  Faça você mesmo

Isso mesmo, se você é um “maker” por natureza, tem o “DNA” do Faça você mesmo, e quando tem a oportunidade de produzir suas próprias peças utilitárias arregaça as mangas e não pensa duas vezes, então uma mesa de cabeceira pode ser a peça para você por em prática essas habilidades manuais, por ser uma peça pequena dá para ousar, utilizando uma gama grande de materiais, como cabides

mesa de cabeceira de cabides
Mesa de cabeceira feita de cabides Reprodução: Pinterest

Lembre-se: 

No entanto, é importante lembrar que a função principal de uma mesa de cabeceira é fornecer um espaço conveniente para colocar itens que você pode precisar durante a noite, como um livro, óculos, celular, água ou remédios.

  1. Altura: Verifique a altura da cadeira, banquinho ou mesinha seja adequada para o seu espaço e cama, para que você possa facilmente alcançar os itens nela.
  2. Estabilidade: Verifique se o item é estável o suficiente para suportar os itens que você colocará nele. Uma mesa de cabeceira instável pode facilmente derrubar seus pertences durante a noite.
  3. Espaço: Considere o espaço que o item oferece para guardar seus itens importantes, como um livro ou remédios. Uma mesinha com prateleiras ou gavetas pode ser útil, enquanto uma cadeira pode não oferecer espaço de armazenamento suficiente.
  4. Estilo: Veja se o item complemente o estilo geral do seu quarto. Se você tem um quarto moderno, uma mesinha de acrílico ou uma cadeira de design pode ser adequada. Se for um quarto estilo clássico, uma mesinha de madeira maciça pode ser uma escolha melhor.
  5. Conforto: Se você optar por usar uma cadeira, verifique se ela é confortável o suficiente para sentar e ler um livro ou usar um laptop.

Leia também:

Para quem adora mudar, propor algo diferente inspiração é o que não falta.