Sala da Casa
Decoração, Design, Arquitetura e Dicas para o estilo morar!

Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma

Ladrilho Hidráulico mais uma opção de revestimento charmosa

Ladrilho hidráulico, já ouviu falar? Seria o mesmo que um azulejo? A reposta é sim e não,  pois ambos são revestimentos, e para por aí porque as características são diferentes.

O azulejo por sua vez é mais conhecido, por ser fabricado de diversas cores, estampas, materiais possui acabamento brilhante e impermeável, facilmente encontrado em lojas de materias de construção, utilizado na sua totalidade em áreas úmidas como cozinhas, banheiros, áreas de serviço, o que o torna bem prático e com pouca manutenção. Precisa de rejunte pois sofre dilatação.

Já os ladrilhos hidráulicos, é tipo de revestimento que surgiu por volta do fim  do século  XIX, são produzidos de forma artesanal, feitos à base de cimento, e por esta razão não havia necessidade de ir à queima, diferente do azulejo, seu processo de produção como o nome sugere “hidraúlico” acontece na água, após todo o processo de criação com o desenhos definidos, a secagem  ao  ar, os ladrilhos hidráulicos ainda passam pela água, ou seja, ficam submersos por um período que varia conforme seu desenho numa  média de 4 a 8 horas. Após esse período ainda ficam mais uns 30 dias para a secagem total da peça, é um trabalho artesanal bem meticuloso, mas o resultado é incrível.

Tem uma aspecto mais mais rústicos porque são feitos com cimento e corante, é preciso uma forma para desenvoler o ladrilho hidráulico, com seus respectivos desenhos e isso que dá todo o charme dessa peça, os desenhos o  bom desse tipo de revestimento é que pode ser utilizado tanto em paredes  como no  piso, em áreas secas e mollhadas, ao contrário do azulejo tem baixa  dilatação, o que dispensa rejunte.

Onde usar inspire-se:

Cozinha

O ladrilho hidráulico, deixa qualquer cozinha muito mais viva, é impossível não gostar do resultado, claro que harmonia é muito importante nesse momento, pois como são peças que  tem uma riqueza de detlahes é bom saber equilibrar.
Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%Uma ideia bacana é trabalhar as paginações de piso, pode ser mesclado com outros tipos de revesitmento como piso laminado ou vínilico, porcelato ou cerâmica etc……  vai bem com  outros tipos de reveistmentos. E fica bem bacana, porque dá a sensação de um tapete fixo.
Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%
Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%

 

 

Banheiro

Aquela parede que ganhou vida. … com a ajuda do ladrilho hidráulico

Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%

Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%

Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%Áreas Externas

Em áreas extenas, ficam ótimos….

Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%

Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%

Detalhes

Podem ser usados como  detalhes, de parede, escadas, etc….

Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma% 

Àrea de Serviço

Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%

Ambientes Comerciais

Já foi muito utilizado em construções antigas, especialmente em ambientes comerciais, e tem

sido muito utilizado nos projetos de interiores de ambientes comerciasi, como lojas, restaurantes Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%

Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%

 

Hall

No brasil não temos muito costume de decorar hall  mas taí algo que pode fazer

a diferenação no seu halll o ladrilho hidráulico, alíás dedicamos um post inteiro  sobre halls confere aquiLadrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%Ladrilho Hidráulico, como utilizar na construção ou reforma%

Importante Saber

Possibilidades são muitas mas há fatores a serem considerados, os ladrilhos hidraúlicos tem custo mais elevado do que um azujelo tradicional, são cobrados por peça, é importante contratar mão de obra específica para a instalação, o local da aplicação dever estar bem nivelado.

Como tem um aspecto mais poroso e rústico, fabricantes recomendam aplicação de ceras específicas, e impermeabilização com resina específica, pois podem manchar se não houver esse preparo antes da aplicação na superfície escolhida.

Contudo vale como mais uma opção de revestimento nesse vasto mundo dos revestimentos….

 

 

Fonte:: ladrilhos ibiturana

Imagens; via Pinterest

você pode gostar também
Comentários