Para trazer mais aconchego e estilo para casa, podem ser alcançadas, com plantas para interiores, normalmente quando pensamos a decoração da casa, talvez a última coisa que temos em mente seja plantas, na maioria das vezes nem cogitamos a possibilidade de ter plantas dentro de casa, geralmente o mais óbvio seria na varanda, no quintal, na janela etc…
Mas saiba que sim, é possível você ter plantas dentro de casa, sem problemas desde que você tome o cuidado de escolher espécies adequadas para interiores, seguindo essas sugestões.
Veja também
- Horta Vertical solução para pequenos espaços
- Como Criar um Jardim Pequeno no Quintal: Guia para Iniciantes
Plantas para interiores, Faça sua Escolha!
Fizemos uma lista para te ajudar a escolher a que mais te agrada, e tenha a ver com seu estilo.
Dicas de Plantas para Interiores
Palmetira Chameodorea, – Nome Científico: Chameodorea Elegans
Esta planta é super popular para a decoração de interiores, essa palmeira não tem crescimento maior que 2m de altura, não gosta da luz direta do sol o que pode queimar suas folhas, e o melhor você pode encontrá-la em hipermercados no setor de jardinagem por um preço bem acessível fica muito elegante na sala, escritório, num belo vaso.
Cuidados:
- Fácil manutenção não necessita de muitas regas 2 vezes por semana ou caso o solo fique muito seco,
Espada de São Jorge
Foi introduzida na Brasil pelo grande paisagista Burle Marx, de origem africana, a espada de São Jorge segundo pesquisas científicas produz oxigênio durante a noite, purificando o ar e filtrando as impurezas, o que é uma boa opção para cultivo em quartos.
Tem uma estética bonita com folhas que tem uma coloração em tons rajados em verde escuro e listras amarela, dependendo da espécie. Dizem que funciona como amuleto para afastar o mal olhado e a inveja.
Cuidados
Fácil manutenção, rega uma vez por semana.
Suculentas
Estas são as queridinhas, e como plantas para interiores são boas escolhas, porque possuem uma variedade de espécies. e o melhor são de fácil cultivo e preço acessível, facilmente encontradas em supermercados e você pode começar uma coleção, tem um estilo muito gracioso possibilitando arranjos bem criativos.
Cuidados básicos
A manutenção delas é bem simples, normalmente a rega é uma vez por semana, as suculentas possuem uma estrutura mais carnuda, o que possibilita o armazenamento de água por um período maior de tempo, algumas até uma vez por mês,
Samambaias
Outra alternativa para quem adora algo mais robusto, com folhagens mais intensas são as samambaias, que também são indicadas para lugares sombreados e interiores, elas já foram febre na decoração em décadas passadas, onde toda casa tinha uma, depois saiu um pouco de moda, mas de tempos em tempos voltam com tudo, especialmente em projetos de renomados paisagistas, e as possibilidades de uso na decoração de interiores é grande.
Como um jardim vertical, ou sob algum móvel de destaque, o interessante é que sua vegetação tem um efeito mais bonito quando fica suspensa, são sem dúvidas um clássico, como as mais indicadas plantas para interiores,
Cuidados :
Requerem um cuidado maior na manutenção, a frequência de regas de ser mais vezes na semana pois, o solo deve estar levemente úmido, nunca encharcado, deixa qualquer ambiente exuberante, com vida.
Cactos
Assim como as suculentas os cactos tem capacidade de armazenamento de água, para quem tem uma vida corrida com pouco tempo para se dedicar é uma boa opção.
Cuidados:
A rega pode ser feita uma vez por semana durante o verão, no inverno 1 vez por mês, não regue num tempo menor do que este pois, eles podem morrer, deixo-os próximos a janelas onde bata um sol eles adoram e ficam até mais bonitos.
Para quem curte um estilo minimalista, ele é perfeito, por ter toda aquela vibe desértica na sua origem, fica muito estiloso.
Lembre-se :
Todas as plantas produzem oxigênio, e absorvem o gás carbônico, isso é o que aprendemos desde criança na aula de ciências porém, é importante pesquisar a respeito de outras espécies a qual você queira inserir dentro de casa, porque além do oxigênio tem plantas que podem liberar outras substâncias que talvez não seja aconselhável para manter em ambientes internos. Estas listadas neste post são muito populares e podem perfeitamente serem cultivadas no interior.
E para saber mais, esse vídeo com a Paisagista Carol Costa é super interessante, para você que tem muito interesse nesse assunto:
Fontes e Imagens