Ir para o conteúdo
Sala da Casa

13 Soluções para otimizar apartamento pequeno

09/11/2022
apartamento pequeno base neutra Shutterstock

Apartamento pequeno hoje em dia, virou sinônimo de sucesso, seja pela primeira conquista de um cantinho só seu, ou pela independência de sair da casa dos pais, enfim, são inúmeros fatores para comemorar essa grande conquista.

No entanto, sabemos que os desafios também são grandes, na hora de mobiliar, decorar etc… mas com essas dicas e soluções práticas, você pode pôr em prática e deixar seu apartamento pequeno mais confortável e aconchegante possível.

soluções para pequeno apartamento
Imagem via: small apartament design ideias
Indice de conteúdo

1- Paredes brancas ou neutras no apartamento pequeno

Pode parecer clichê, mas manter uma base neutra ou até mesmo manter as paredes brancas ou em tons neutros é uma solução bem prática para os iniciantes em decorar um espaço sozinho.

A base mais clara permite que o espaço pareça mais amplo, e mais organizado, possibilitando uma decoração funcional e mais focada nas necessidades.

2- Evite muitas mobílias

Para o melhor aproveitamento do espaço em apartamento pequeno foque no que realmente é necessário, evite mobiliário não adequado ao ambiente grande demais, ou pequeno demais, que não atenda as necessidades do ambiente.

13 soluções para apartamento pequeno
Imagem: Shutterstock

3- Apartamento pequeno com móveis funcionais

Aposte em móveis funcionais que sirvam mais de uma função, Isso vai ajudar a otimizar o espaço e organizar tudo que for necessário.

Você dever tem em mente que a decoração de um espaço pequeno deve ser funcional, e uma forma de agilizar e otimizar é optar por móveis mais funcionais.

cama box quarto casal
cama box quarto casal – imagem reprodução google

4- Verticalize

Quer encontrar uma forma de aumentar seu pequeno espaço? Libere espaço no chão, utilize as paredes para ganhar mais espaço de armazenagem como prateleiras. Você pode fazer um quarto parecer maior usando armazenamento vertical e escolhendo móveis mais baixos. Pendure plantas, acessórios obras de arte e prateleiras, em partes mais altas para aproveitar todo esse espaço

5- Integre os ambientes

Normalmente em apartamentos pequenos, é uma boa solução e para um melhor aproveitamento do espaço é necessário integrar os ambientes, como: sala de estar/jantar, cozinha/jantar, esse ajuste permite uma sensação mais ampla do ambiente.

6-  Setorize

Outra boa solução e ótima forma de organizar, o espaço pequeno é setorizar, isso ajuda a demarcar a função de cada ambiente, mesmo eles estando unificados, uma boa maneira de deixar tudo mais organizado visualmente.

apartamento pequeno, ambientes setorizados
Imagem via: indizajn

7- Móveis Sob Medida

Claro que a ideia é ser bem mais prático e ter um apartamento decorado com baixo custo na decoração, no entanto planejar alguns móveis sob medida é uma alternativa super válida devido a ter um aproveitamento total do espaço. E caso o imóvel seja alugado ainda assim, é possível se valer dessa opção, pois você  pode pedir ao marceneiro um projeto modulado, e quando se mudar poderá levar os módulos.

8- Aproveite cada canto

Outra solução de espaço pequeno é maximizar os cantos de cada cômodo! Evite colocar mesas, ou outros móveis no centro da sala, aposte nas laterais, libere o centro e para uma melhor circulação.

Utilizar prateleiras em cantos específicos é um bom artifício de armazenagem especialmente inteligente para a vida em apartamentos pequenos.

canto aproveitaddo
Imagem Reprodução: Amazon.com

9- Iluminação adequada

O sucesso de ambiente bem organizado decorado também tem muito a ver com tipo de iluminação adequada, seja ela natural ou artificial, caso a iluminação natural não seja tão propícia, não hesite em investir em lâmpadas adequadas de boa qualidade, e que supram a necessidade do ambiente.

10- Expanda seu espaço com espelho

Um truque clássico de design para casa pequena é adicionar espelhos para fazer os espaços parecerem maiores. Esta dica de design de interiores pode funcionar em praticamente qualquer lugar da sua casa, independentemente do tamanho do espelho. Brinque com superfícies reflexivas na decoração da sua sala de estar, hall entrada, quarto ou cozinha para adicionar profundidade ao seu espaço de vida.

11 – Utilize móveis com pernas expostas

Você pode melhorar o fluxo de cada cômodo e fazer pequenos espaços parecerem maiores com móveis de pernas expostas. Seja com um sofá e mesa de centro em uma pequena sala de estar ou uma cômoda em um quarto pequeno , usar móveis com pernas expostas cria a ilusão de um plano  mais aberto.

apartamento pequeno bem decorado
Imagem reprodução: Etsy

12- Seja organizado com armazenamento da cozinha

O armazenamento em espaço pequeno precisa ser inteligente e criativo e isso significa tirar o máximo proveito de todos os cantos e recantos possíveis! Invista em recipientes de armazenamento, como caixas e cestas, para organizar metragem quadrada valiosa. Você não apenas utilizará melhor o espaço, mas também ficará mais fácil encontrar o que precisa.

13- Elimine portas de abrir dos armários

Experimente substituir as portas que possuem dobradiças para portas de correr, ou mesmo em móveis com porta de abrir possa  atrapalhar a circulação, como guarda-roupas ou buffet da sala de jantar.

Essa simples mudança vai fazer muita diferença no quanto de espaço você vai ganhar, além disso portas de correr para alguns ambientes também serão muito benéficas para a melhor otimização do ambiente como um todo.