Skip to content

10 Ideias Geniais para Sua Sala de Estar e Jantar Pequena: Espaço e Estilo Juntos

06/05/2024

Você já se pegou sonhando com uma sala de estar e jantar que, apesar de pequena, seja um verdadeiro show de estilo e funcionalidade? Bem, você não está sozinho! Com o crescente número de apartamentos compactos nas cidades, muitos de nós estamos no mesmo barco, tentando fazer mágica em espaços limitados.

Mas, saiba que é totalmente possível transformar sua pequena sala em um espaço multifuncional incrível, onde cada centímetro conta? Aqui, vamos mergulhar em 10 ideias geniais que prometem revolucionar sua sala de estar e jantar pequena.

sala de estar e jantar pequena ideias de decoração

Então, pronto para transformar sua sala de estar e jantar pequena em um espaço de dar inveja, maximizando estilo e funcionalidade sem comprometer o conforto? Vamos nessa

Leia Também:

hall de entrada pequeno

5 dicas essencias para decorar uma sala moderna

Indice de conteúdo

1. Móveis Multifuncionais

Como escolher móveis que sejam compactos e multifuncionais?

É importante que os móveis escolhidos também sejam “simples e clean”, de modo que não tenham peças grandes e volumosas, além de terem cores claras ou neutras, fazendo com que o espaço visualmente se torne ampliado.

Utilização de móveis modulados em uma sala de estar e jantar pequena

Os móveis com rodas são outra excelente opção para ampliar o espaço em uma sala de estar e jantar pequena.

sala de estar e jantar com móveis funcionais

Invista em peças que servem mais de um propósito., a escolha de móveis compactos e multifuncionais é essencial para maximizar o espaço em uma sala pequena, como armários que possam ser utilizados como divisórias são exemplos de peças que podem ajudar a aproveitar ao máximo o espaço.

2. Espelhos Estrategicamente Posicionados

Um boa estratégia para ampliar espaços pequenos é utlizar espelhos e se estivem bem posicionasdos, fazerm com que ambiente fique maior mais iluminado, usar um grande espelho na parede contrárioa a janelas para ampliar a luz natural da sala.

sala de estar jantar pequena ocm espelho

3. Paleta de Cores Claras

Cores claras e neutras fazem o espaço parecer mais aberto e arejado. Pense em brancos, cremes, e tons pastéis para paredes, cortinas e grandes peças de mobiliário.

tipos de cores parar usar sala de estar e jantar pequena.
imagem: macaxa arquitetura.

Veja Também:

Como escolher de Paleta de cores para casa

4. Iluminação em Camadas

Como iluminar uma sala de estar e jantar pequena para criar a sensação de mais espaço: 

A iluminação pode a criar a ilusão de espaço, em uma sala de estar e jantar pequena, pois pode ser usada para criar a sensação de “grandeza” e destacar os elementos decorativos presentes nela.combine diferentes fontes de luz, como luminárias de teto, abajures e luz natural, para criar profundidade e interesse visual.

iluminaçãio para sala de estar e jantar pequena
Reprodução: straightforwardspaces

Leia também:

Iluminação ideal para sala

5. Utilize o Espaço Vertical

Estantes altas e prateleiras de parede aproveitam o espaço vertical, liberando o chão, algumas dicas são criar uma estante ou prateleira para armazenar livros, utilizar esse espaço para criar uma área de trabalho ou escritório, ou até mesmo criar uma pequena biblioteca, a ideia é liberar espaço no chão.

decoração de sala de estar e jantar pequena

6. Escolha Cadeiras e Bancos que se Encaixem Sob a Mesa

Essa dica é muito simples, mas faz muita diferença, quando as cadeiras e bancos se encaixam sob a mesa isso deixa o espaço mais organizado e libera espaço para circulação, além de propor uma organização e amplitude do ambiente.

moveis-ideiais-para-sala-de-estar-pequena
Reprodução: Pinterest

7.Tapetes para setorizar áreas

Essa técnica é super funcional, pois com apenas tapetes você pode criar ambientes e também setorizá-los. Isso ajuda a criar a sensação de “cômodos” separados sem a necessidade de paredes.

decoração estilosa para sala de jantar e estar pequena

8.Decoração Estilo Minimalista

Poder ser um estilo simples a decoração estilo minimalista é a mais indicada para espaços compactos, algo simples e básico que vai ajudar a dar mais ênfase num ambiente mais amplo, invista em itens com design limpo e linhas mais retas.

Decorção minimalista sala de estar e jantar pequena

9. Cortinas longas

Cortinas longas que vão do chão ao teto passam a sensção de exetensão, onde o teto vai parecer mais alto, criando a ilusão de um espaço amplo. Outra dica, escolha tecidos leves dando fluidez a sala que permitam a passagem de luz.


sala-de-estar-pequena-com-cortinas-longas.
Reproduçao: Casa Vogue

10. Divisórias de Ambiente Leves

Um boa ideia para criar um espaço organizado e ainda ter a impressão de ambinte amplo é fazer uso de divisórias, para criar uma sala de estar da área de jantar, opte por divisórias leves ou mesmo paines, não bloqueiam completamente a visão ou a luz, isso de certa forma unifica esse 2 ambientes

sala de estar e jantar pequena com divisória de vidro.

Leia também

Biombo divisórias, crie espaços com praticidade

 Considerações

Implementando essas dicas, você pode maximizar cada centímetro do seu espaço, dando a sala de estar e jantar pequena mais funcionalidade e também mais estilo, tendo, como objetivo criar um ambiente acolhedor e convidativo que expresse seu estilo pessoal, sem comprometer o conforto ou a praticidade.