Reforma da Casa

Dicas para reformar

Fim de ano batendo a porta, um dinheirinho a mais no bolso como o 13º salário, e você pensa, vou fazer uma reforma em casa, ajustes, reparos, pintura e aquele monte de $$$ voando, ou melhor investido, porque tudo que se investe em melhorias para nosso lar é muito importante e sempre é bem vindo, porque além de dar uma renovada e valorizar seu imóvel, para talvez uma possível venda no futuro ou alugar, isso é levado em consideração na hora de fazer qualquer uma dessas transações, mas se seu intuito não é nenhum destes e sim curtir uma casa toda bonitinha arrumada tem coisa melhor? É aí que muitas pessoas comentem erros, seja na contratação de uma boa mão de obra ou materiais que não são adequados, enfim, são muitas as dúvidas. Segue aqui algumas dicas para que você possa fazer a reforma da sua casa de forma adequada, econômica e em segurança.

 

reforma Reforma da  Casa

  Dicas:

  • Faça uma análise geral da casa, verifique tudo; os ambientes, anote o que precisa de reparos, ou acabamentos;
  • Depois de ter feito a análise de todos os ambientes veja o que é prioridade, pense, a reforma pode ser feita em etapas? posso fazer tudo de uma vez e ficar livre logo? Isso fica ao seu critério desde de que siga um cronograma para se organizar com prazos de inicio e término isso ajuda muito assim, você terá uma noção de quanto tempo levará.
  • Contrate profissionais para a reforma como pintores, pedreiros, encanadores, eletricistas, etc… o ideal é fazer uma análise do trabalho desses profissionais, você pode solicitar indicação de pessoas conhecidas e que já utilizaram os serviços desses especialistas, especule como ficou o serviço e se são de confiança? Fizeram um bom trabalho? O valor é acessível? Na verdade isso é muito relativo, porque cada especialista estipula um critério alguns cobram por m² outros pelo serviço diário, varia muito em relação a cidade, estado,  fique de olho e dê uma especulada na região e veja se estão cobrando na média. Dependendo da reforma e caso exija uma complexidade maior contrate profissional habilitado como um arquiteto ou designer de interiores, evitando assim alguns transtornos. 
  • Após ter acertado com os especialistas, chegou a hora de comprar os materiais para a tão esperada reforma, faça uma lista, peça ajuda do profissional que você contratou para orientá-lo quanto a procedência e qualidade dos produtos.
  • Por fim, nunca se esqueça de ter uma planilha orçamentária em mãos, porque você não vai querer exceder os limites do seu orçamento disponibilizado para a reforma.

 Segue um modelo de planilha simples de orçamentos disponibilizada pelo Sala da Casa, a qual você poderá alterá-la conforme suas necessidades.

planilha de orçamentos – modelo

Boa Reforma!

Crédito Imagem;

webcasas Folha de S.Paulo

 

você pode gostar também

Comentários